5 dicas para escrever melhor


    

 Sempre quando me perguntam o que escrever significa para mim, eu digo, escrever é esvaziar a alma de pensamentos e sentimentos em forma de palavras. Mas eu sou uma romântica incorrigível mesmo, até quando o assunto é sério. Hoje trazemos a vocês 5 dicas que certamente irão ajudar quem está começando agora a se arriscar na escrita.

1. VOCÊ PRECISA LER


Pode parecer clichê, mas se você quer escrever bem, não existe outro modo, você PRECISA LER.
Se você não exercitar a leitura, se não tiver gosto por ler, dificilmente você vai escrever bem.
Então, leia. Escolha textos do seu interesse, livros com assuntos interessantes, revistas, artigos, enfim, o importante é ler.

2. ORGANIZE SUAS IDEIAS


Os nossos pensamentos, nossas ideias para um bom texto, nem sempre chegam prontinhas e enfileiradas, esperando serem usadas.
Na maioria das vezes elas são como uma sopa de letrinhas, você pega daqui, pega de lá. Às vezes sabe como começar, mas se perde no meio do campo, enfim, isso é normal.
Então organize-se, anote as ideias, anote frases marcantes, sentimentos que afloram em relação a uma passagem ou outra, faça isso e tudo vai ficar bem mais claro.

3. LEIA EM VOZ ALTA O QUE VOCÊ ESCREVEU


A terceira dica, tem bastante a ver com a segunda, já que você anotou suas ideias, seus pensamentos, agora leia em voz alta, tente entender e juntas as coisas, aos poucos as frases vão começando a fazer sentido. Não se preocupe com as lacunas, tenha uma ideia do geral e depois as ideias surgirão para complementar o rascunho. A leitura em voz alta, ajuda a criar uma história na cabeça, aguça a criatividade e facilita a criação.

4. CRIE UM ROTEIRO


A quarta dica também tem a ver com a organização, mas
A essa altura você já vai ter ideia do que está escrevendo, do que espera da sua história ou do seu texto, então crie um roteiro. Vou dar um exemplo na criação de estórias, mas isso pode ser aplicado a outros textos também.
Você já sabe que vai escrever sobre uma jovem bailarina que se apaixonará por um malandro que vai magoa-la . Então a partir daí você cria uma lista de tudo que você gostaria que acontecesse antes o envolvimento dos dois, o durante e o depois.
É importante saber o que você espera da sua história, o que você quer passar com ela e como você deseja o desfecho final.


5. ESCREVA O QUE VOCÊ GOSTA


A quinta dica é escreva sobre o que você gosta, sempre que fazemos algo que nos dá prazer a tarefa se torna mais fácil e muito mais bem feita. Entendo que nem sempre é possível escolher sobre o que vamos escrever, mas sempre que possível devemos ajustar a escrita ao nosso gosto, como dizem na minha terra, "puxar a brasa para o nosso assado".
Com o tempo e a prática, nossos textos sejam sobre o que forem , acabam contendo a nossa marca pessoal, a ponto de quem ler reconhecer o autor ali naquelas frases.

 


Bom gente, por hoje era isso, exercitem a escrita, organizem seus pensamentos, não tenham medo de criar rascunhos e mais rascunhos, e sempre lembrem-se de coloca-los em ordem, e certamente terão sucesso no que fizerem.


#dicasdeescrita #escrevamelhor #gostopelaescrita #editorialhav #historiasaovento 

in

Resenha Alícia
Autora Beatriz L. Anjos