Sinopse:

Walter era um jovem bonito, inteligente e admirado por todos a sua volta. Seu sorriso contagiava até desconhecidos. Tudo estava indo bem, até que algo drástico lhe aconteceu. Traumatizado, desistiu do seu maior sonho. Seu sorriso apagou de repente. Morreu jovem, perdeu a chance de escrever e contar sua própria história. Todos tinham algo a dizer ao Walter, mas só restou dizer "adeus".

"Adeus, Walter" é um livro que segue a perspectiva de amigos e familiares que sentem a perda da pessoa tão especial e querida que os deixou prematuramente.

 Título: Adeus, Walter

Autor: Alcântara

Lançamento: 21 setembro 2021

Páginas: 99



“Adeus, Walter” do autor Alcântara é um livro que te leva a uma série de reflexões. O autor consegue te inserir completamente na história a partir de alguns pontos que eu vou detalhar a seguir:

  1. Primeiro de tudo: ele utiliza personagens fortes, muito bem construídos e que te fazem se colocar no lugar deles. Cada personagem é muito bem construído para te fazer entender as situações e como cada um deles vê o mundo. 
  2. Existe um universo imenso a ser explorado em cada momento da história. Apesar de Alcântara explicar muito bem tudo o que acontece durante a história, existe uma realidade por trás de cada momento e de cada personagem que faz a gente se perguntar se algo poderia ter alterado aquele fato. 
  3. Os personagens mostram a diversidade da nossa sociedade. A história é bem realista e muito fiel a diversidade cultural que a gente encontra nos lugares por onde passamos. O elenco não é composto por bonequinhos iguais em personalidade e aparência, os personagens são complexos e possuem suas próprias características.
  4. Alcântara escolheu a escola com seu ambiente principal.Eu achei essa escolha maravilhosa, já que é na escola que a gente descobre muita coisa. Esse período em que não somos mais crianças mas também não somos adultos é o momento chave na vida de qualquer ser humano. Nós estamos nos adaptando, descobrindo o que gostamos, o que não gostamos, quem nós queremos ser e principalmente quem nós somos. Escolher ambientar essa história na escola faz muito sentido e carrega uma carga emocional muito grande, já que para o adolescente é a escola que traça os parâmetros da personalidade. É através das interações na escola que os jovens descobrem se estão sendo aceitos na sociedade, o que os outros gostam ou não da sua personalidade e também aprendem a conviver. Não existe lugar melhor pra conhecer um adolescente de verdade. 
  5. Existe uma linha muito tênue entre um relacionamento saudável e um relacionamento abusivo e a história mostra isso perfeitamente. No decorrer do texto tem uma cena muito interessante, talvez até um pouco dolorosa, sobre essa diferença. Aparece apenas uma vez e é um fato muito sutil, mas que vai fazer toda a diferença no relacionamento em questão. O autor conseguiu mostrar as nuances desse relacionamento de forma sutil e até um pouco camuflada, mas perfeitamente compreensível. 
  6. A valorização da vida de toda e qualquer pessoa. Eu acho que o ponto mais importante de compreensão de todo o livro é entender que ele se trata da valorização da vida, a meu ver. É quase como um apelo e uma reflexão sobre como nós tratamos as pessoas. Sobre como queremos ser tratados. 


Pra finalizar eu vou deixar o convite aqui pra vocês conhecerem essa obra prima maravilhosa. Depois de lerem passem aqui pra deixar suas opiniões sobre os nossos comentários e, também, pra nos presentearem com suas próprias opiniões. 

 




#HAV #historiasaovento #mundogeek #mundopop #culturapop #livros #leitura #books #literatura #ler #amoler #cultura #arte #leitores #amolivros #bookaholics

 

in

Resenha as batalhas do Castelo